GERAL
O Curso de Engenharia de Mecânica (Noturno) foi reconhecido pela Portaria 429 de 29 de julho de 2014, publicada em Diário Oficial da União (DOU) em 31 de julho de 2014 e emitida pelo MEC. A renovação do reconhecimento do curso consta na portaria Nº 111, de 04 de fevereiro de 2021, publicada no DOU em 05 de fevereiro de 2021.
Conforme Resolução 58/16 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal do Paraná, o Curso de Engenharia Mecânica – Noturno (103A), tem periodização recomendada 12 semestres, com duração máxima de 18 semestres.
Matriz_curricular_Noturno_2024
Matriz curricular_Noturno_2017
EMENTAS
Uma ementa apresenta os tópicos gerais que serão abordados ao longo da disciplina. As ementas aqui postadas seguem a RESOLUÇÃO N°30/90-CEPE e são referentes a grade curricular aprovada pela instituição em 2017, com vigência corrente.
VESTIBULAR & PROVAR
O ingresso no curso de Engenharia Mecânica pode ser feito de duas maneiras: através do vestibular e do provar.
O vestibular é o processo seletivo anual composto de duas etapas. A primeira fase do Processo Seletivo será constituída de uma prova de Conhecimentos Gerais, com questões objetivas, e versará sobre conteúdos do Ensino Médio. A segunda fase do Processo Seletivo constará de uma prova de Compreensão e Produção de Textos e de duas provas específicas, uma de Física e a outra de Matemática. Para mais informações e inscrições, acesse o site do núcleo de concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).
O PROVAR é o mecanismo da UFPR para ocupação das vagas remanescentes em graduação. Ele atende através das suas modalidades aos alunos da UFPR, ex-alunos, além da comunidade externa que estude em outra Instituição de Ensino Superior ou que já tenha concluído o seu curso. O processo acontece uma vez ao ano, com ingresso no ano seguinte. Para mais informações e inscrições, acesse o site do provar (www.provar.ufpr.br).
FLUXOGRAMA (2017_atual)
O fluxograma apresenta graficamente a distribuição das disciplinas do projeto pedagógico do curso ao longo dos períodos letivos.