Alunos

 – Esta página destina-se aos alunos matriculados no Curso de Engenharia Mecânica da UFPR.

PROTOCOLO DE  ATIVIDADES FORMATIVAS – PERÍODO SUPLEMENTAR 2020/2
 O protocolo remoto das atividades formativas para o PERÍODO SUPLEMENTAR poderá ser ENVIADO dias 24 e 25/06, seguindo as orientações abaixo. ATENÇÃO:TODAS AS 120h devem ser protocoladas de UMA ÚNICA VEZ a partir do 7° período do curso!
PROCEDIMENTO PARA PROTOCOLO REMOTO:
>> Cada aluno deverá preencher o requerimento das atividades formativas, assinar e incluir na sequência todos os comprovantes das atividades em pdf. IMPORTANTE: Será aceito apenas UM PDF COM TODAS AS INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS!
>> Após conferir que todos os arquivos foram incluídos no PDF, deverá ser salvo da seguinte forma: NomeCompleto_AtivForm.
>> O aluno deverá encaminhá-lo para ccem@ufpr.br no período de 24 e 25 de JUNHO de 2021!

O regulamento para Atividades Formativas e os grupos permanecem inalterados e podem ser consultados no FTP, junto ao requerimento para solicitação. Acesse aqui.


ORIENTAÇÕES PARA EXAMES DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTO (RES. 92/13 – CEPE)

Requisitos:

  1. Ter reprovado anteriormente na disciplina POR NOTA.
  2. Não estar matriculado na disciplina;
  3. É permitido realizar o exame apenas uma vez por disciplina;
  4. É possível solicitar até 2 exames por semestre.

Orientações:

  1. Confira o regulamento na Resolução 92/13 – CEPE (https://bit.ly/3fEWA2B     );
  2. Prazo para solicitação: até 25/06/2021
  3. Acesse o tutorial que consta na página UFPR Aberta: Conheça o SIGA > Bloco 1 Alunos e Alunas > Processo de Exame de Aproveitamento (https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=9    );
  4. Faça seu login no SIGA     e realize as etapas do tutorial.
  5. Aguarde a análise do departamento responsável. Você receberá um e-mail informando a data e horário do exame dentro do período estabelecido no calendário.

PERÍODO SUPLEMENTAR REMOTO 2020_ATUALIZAÇÃO 26/04/2021

A oferta de disciplinas e demais informações referentes as matrículas e datas importantes para o período suplementar remoto 2020, podem ser acessadas pelo FTP/Coordenacao/PeriodoSuplementar 

O cadastro dos prováveis formandos do período suplementar 2020 deverá ser feito pelo formulário (até 21/05): https://forms.gle/7uRvJG35C4b8o3527

ATENÇÃO: Calouros 2020/2 e interessados em realizar Estágio Obrigatório e TCC, leiam o arquivo com as respectivas orientações! Dúvidas, entrem em contato com a Coordenação (ccem@ufpr.br)


ATENDIMENTO  CCEM – QUARENTENA

ATENÇÃO: Em atenção à Portaria no. 721/2020-REITORIA, que altera temporariamente o regime de trabalho dos servidores da UFPR em decorrência da emergência sanitária relacionada à COVID-19, informamos que o atendimento da Coordenação de Eng. Mecânica (CCEM) está sendo realizado REMOTAMENTE.  

O contato nesse período pode ser feito por e-mail (ccem@ufpr.br     ) oufacebook . 

Contratos de estágio devem ser assinados pela empresa e pelo interessado, escaneados e enviados por email para a coordenação. A assinatura dos professores e da COAFE será feita eletronicamente.


DOCUMENTOS UFPR POR EMAIL

Agora é possível solicitar a declaração de matrícula, histórico escolar e documentos afins, pelo email: atendimento@ufpr.br.
Todas as solicitações por e-mail devem conter: Nome completo | CPF | Número de registro acadêmico (GRR) | Curso | Identificação do documento requerido (histórico, declaração, etc)

Alunos ATIVOS: serão aceitas somente solicitações de remetente institucional (seu e-mail da UFPR).
EX-ALUNOS: além dos dados supracitados, é necessário o envio de uma cópia de documento oficial com foto.
Disciplinas ISOLADAS: além dos dados supracitados, é necessário o nome e código das disciplinas cursadas.

O documento solicitado será enviado via e-mail. Em caso de dúvidas, verifique o FAQ da PROGRAD no link: http://www.prograd.ufpr.br/…/copap/faq-perguntas-frequentes/


PROCEDIMENTO PARA SEGUNDA CHAMADA

Conforme informado na 300ª Reunião do DEMEC e baseado na Resolução 37/97, decidiu-se que a partir desta data as deliberações no que concernem as solicitações de Segunda Chamada ficarão a cargo de cada professor. Em havendo não conformidade ou discordância do professor, a chefia do departamento virá a atuar.

O formulário de requerimento está disponível aos alunos na página do DEMEC/Graduação/Coordenação/Formulário 23

Link: http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/Coordenacao/FICHAS%20E%20FORMULARIOS/23.REQUERIMENTO_SEGUNDA_CHAMADA.pdf


INFORMAÇÕES E LINKS ÚTEIS

**Requerimentos acadêmicos podem ser acessados no link Coordenação

**Ementas de disciplinas e fluxograma dos cursos estão disponíveis no FTP e neste site (ver Curso Diurno / Curso Noturno);

**Os professores do curso disponibilizam materiais para consulta no servidor FTP do DEMEC. As pastas são identificadas pelo código das disciplinas e nelas é possível encontrar materiais relativos às aulas, datas importantes, exercícios, entre outros (ver Servidor de Disciplinas);

**Abaixo alguns links sugeridos aos alunos do DEMEC:

seta-verm-dir FTP DEMEC – Servidor de Disciplinas
seta-verm-dir Portal do Aluno
seta-verm-dir Cadastro de e-mail – UFPR
seta-verm-dir Calendário acadêmico 2021
seta-verm-dir Manual do estudante 2020
seta-verm-dirCentro Acad̻mico РCAEM
seta-verm-dirEnsalamento
seta-verm-dir Estágios
seta-verm-dir Acesso as bases on-line – Pesquisa de artigos científicos
seta-verm-dir Intercâmbios
seta-verm-dir Portal da Informa̤̣o РSistema de bibliotecas
seta-verm-dir Resoluções vigentes na UFPR
seta-verm-dir Resolução CEPE 3797 – Normas básicas dos cursos de graduação

DEMEC | Departamento de Engenharia Mecânica


Bloco IV do Setor de Tecnologia | Centro Politécnico (Campus III)
Bairro Jardim das Américas | Curitiba | Paraná
©2021 - UFPR :: Departamento de Engenharia Mecânica