Acesso Rápido

Foi da percepção da ansiedade dos alunos sobre a disciplina que os professores José Vargas e Luciano Araki escreveram o livro.

Os autores descrevem o livro como uma obra que além de mostrar os conhecimentos tradicionais da disciplina, procura apresentar um conteúdo mais aprofundado de sistemas de equações algébricas não lineares em relação a outros livros introdutórios de Cálculo Numérico disponíveis no mercado, tendo em vista a importância do tema para a aplicação prática em sistemas físicos reais, que são predominantemente não lineares. Além disso, acrescentou-se sobre modelagem matemática de sistemas físicos, que é uma contribuição de vários autores, no sentido de ilustrar uma das mais importantes aplicações da atualidade do Cálculo Numérico, que é a simulação computacional de sistemas físicos como ferramenta de projeto, controle e otimização. O livro trata ainda do uso de modelos matemáticos de sistemas físicos para realizar a sua otimização numérica para máximo desempenho. Assim, pretende-se encorajar os estudantes de uma maneira sutil para a área de Simulação Computacional, pela qual se fascinam, mas que é também desafiadora.

O lançamento será dia 1º de setembro, das 19h às 21h30m, na Livraria Saraiva do Shopping Crystal. O livro foi editado pela Editora Manole.

Fonte: Pesquisadores lançam livro com objetivo de motivar aulas de Cálculo Numérico

– Professores do DEMEC lançam livro com objetivo de motivar aulas de Cálculo Numérico

Tags:
Departamento de Engenharia Mecânica