РGrupo de foguetes da UFPR vence primeira competi̤̣o nacional

O grupo de foguetes da UFPR vence a primeira competição nacional da OBA

O Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da UFPR realizou 2 lançamentos de minifoguetes em 7 Nov 2018 na cidade de Barra do Piraí (RJ), representando o próprio GFCS e a Equipe Gralha Azul, que é a união do GFCS com os grupos de foguetes da Universidade Positivo de Curitiba (PR), UTFPR de Francisco Beltrão (PR) e UNIVAP de São José dos Campos (SP). O objetivo dos lançamentos era atingir 300 metros de altura na primeira competição de minifoguetes da Mostra Brasileira de Foguetes 2018, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). 21 equipes se inscreveram na competição, 13 equipes lançaram seus minifoguetes e 8 equipes conseguiram o registro da trajetória de seus minifoguetes, que é a base para classificar os resultados.  Com o minifoguete Netuno-F/Paraná-XVII ficamos em terceiro lugar, atingindo 269 metros de altura. E fomos campeões com o minifoguete Netuno-F/Paraná-XVI/v2 que atingiu 288 metros de altura. Os membros do GFCS que estiveram no evento foram Carlos Henrique Marchi (professor da UFPR), Antonio Carlos Foltran e Thiago Lopes Quevedo (ambos doutorandos na UFPR). Foi a primeira participação do GFCS em uma competição de minifoguetes fora do Paraná.

[+] informações: http://www.foguete.ufpr.br/noticias/2018/Resultados_do_GFCS-UFPR_na_OBA-2018_em_2018-11-17.pdf