Alunos apresentam minibaja à comunidade da UFPR

Estudantes das engenharias Mecânica, Elétrica e de Produção da UFPR apresentaram, nesta sexta-feira (06), o resultado de meses dedicados a um grande desafio: projetar e construir um veículo off-road de quatro rodas para um único ocupante, devendo ser capaz de manobrar em espaços reduzidos, além de procurar ser seguro, barato, leve, competitivo e durável.

A proposta é feita anualmente pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – organização mundial, com representação no Brasil – que põe em prática o o treinamento de sala de aula, desafiando os alunos a projetarem, criarem e testarem o desempenho de um veículo real em um ambiente competitivo. As competições SAE contam com mais de 4500 alunos de 500 universidades, de seis continentes.

Apoiados por professores, os 24 estudantes da Universidade que formam a equipe UFPR Baja SAE trabalham durante meses, definindo conceitos, projetando, realizando ensaios e testando novas soluções. Para colocar em avaliação final seus esforços, os alunos participam das duas competições brasileiras dentro do projeto Baja/SAE. Elas ocorrem anualmente – sendo uma etapa nacional (Piracicaba/SP) e uma regional (Gravataí/RS) – e envolvem cerca de 70 equipes de diversas universidades do país. As três melhores colocadas são convidadas a participar da competição mundial, sediada nos EUA.

Saiba [+]

Publicado em: 10 de novembro de 2015