Livro com microcápsulas de repelente é lançado em comunidade ribeirinha

Um livro com microcápsulas repelentes que podem manter longe os mosquitos da dengue, chikungunya, zica, malária e febre amarela foi lançado em uma escola na comunidade de Tapará-Miri, na região de várzea em Santarém, oeste do Pará. A obra infanto-juvenil “Amazon-Guerreiros da Amazônia” existe desde 2013 e narra a história dos descendentes de todas as tribos indígenas da Amazônia. A versão com repelentes é a novidade da temporada.

De acordo com o autor do livro, o escritor carioca Ronaldo Barcelos, as microcápsulas de repelente foram desenvolvidas por uma empresa que usa tecnologia exclusiva na área química. “O repelente é produzido a partir de um verniz especial, mais um mix de microcápsulas compostas por óleos naturais de citronela, cravo e nim-indiano”, explicou. As microcápsulas são acionadas durante o manuseio, o raio de proteção durante o uso pode alcançar até 1,5 m e o efeito pode durar até três meses dependendo da frequência da leitura.

Reportagem de Ana Carolina Maia do G1 Santarém.

* Para ler a reportagem completa clique aqui

livro_citronela
Biomateriais, Eletroquímica e Corrosão