Laboratório de Engenharia de Superfícies

 

O grupo de Engenharia de Superfícies está integrado ao Laboratório de Materiais e Tratamentos Superficiais (LaMaTS) do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná – UFPR, coordenado pela Professora Ph.D Ana Sofia C. M. D’Oliveira.  A implantação do Laboratório de Engenharia de Superfícies foi possível através de financiamentos obtidos junto ao CNPq, recursos da Universidade Federal do Paraná e outras empresas privadas.

A Engenharia de Superfícies é uma área multidisciplinar cujo objetivo é a modificação da superfície de componentes de forma a melhorar o seu desempenho. Área de grande abrangência, pode ser descrita como tendo por base o tripé: Tratamento de Superfícies – Tribologia – Corrosão. Nesta fase o grupo pesquisa e desenvolve tratamentos de superfícies relacionando-os com o seu desempenho ao desgaste ou erosão, posteriormente será constituído pela avaliação do comportamento à corrosão.

A repercussão dos trabalhos desenvolvidos é evidenciada nas mais diversas industrias, onde a utilização de alguns componentes sem o tratamento de sua superfície é inviável, sendo que na maioria dos casos com o tratamento superficial ocasiona em um aumento da vida útil. Neste mesmo contexto as operações de manutenção podem ser otimizadas recorrendo à Engenharia de Superfícies, contribuindo para a redução dos milhões de reais gastos anualmente pela correta seleção dos materiais e com a utilização de técnica de deposição de revestimentos. Com isso garantido a qualidade da superfície e a confiabilidade do equipamento reparado, com redução de tempos de parada e aumento do intervalo entre paradas de manutenção.

DEMEC | Departamento de Engenharia Mecânica


Bloco IV do Setor de Tecnologia | Centro Politécnico (Campus III)
Bairro Jardim das Américas | Curitiba | Paraná
©2021 - Engenharia de Superfícies