Comportamento Dinâmico não Linear de Sistemas Mecânicos

Objetivo:

Desenvolvimento de metodologias para a identificação e controle de vibrações de sistemas dinâmicos não lineares. Estas metodologias usam conceitos tais como problema inverso, modelos numéricos não lineares e técnicas de otimização não linear. Para as medições em laboratório e garantir entrada constante na base do sistema, na identificação dos parâmetros físicos, um equipamento especial é utilizado. Após a identificação, uma metodologia equivalente à utilizada em sistema lineares para o projeto ótimo dos neutralizadores é utilizada. Aqui, conceitos como parâmetros equivalentes generalizados e técnicas de otimização não linear são empregados.

Palavras-chave: Identificação de Estruturas; Técnicas de Otimização não Linear; Modelos Matemáticos não Lineares; Controle Passivo; Neutralizadores Dinâmicos Viscoelásticos.

Trabalhos de Mestrado realizados nesta linha:

Departamento de Engenharia Mecânica
Grupo de Pesquisa em Vibrações e Som em Sistemas Mecânicos