— Programa PRH12.1

Programa de Recursos Humanos PRH/ANP – Apresentação

O Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP para o Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP) foi implantado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em 1999, com o objetivo de incentivar a formação de mão de obra especializada em áreas estratégicas e imprescindíveis ao desenvolvimento do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis (P&GN&B).

O PRH-ANP caracterizou-se pela concessão de recursos financeiros na forma de bolsas e taxa de bancada para programas de grduação, pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado, com elevada qualidade técnica para a formação de profissionais com especialização para o setor. Desta forma, o Programa assumiu caráter estruturante, pela criação e consolidação de competências, além de contribuir para a produção de conhecimento estratégico para o desenvolvimento do setor. O PRH-ANP contou inicialmente com o aporte de recursos próprios da ANP e, posteriormente, com recursos do Fundo Setorial de Petróleo (FNDCT / CT-PETRO).

Com essa premissa, em 1999 foi implementado na Universidade Federal do Paraná o Programa Interdisciplinar em Engenharia do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – PRH-24, em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Universidade Petrobras. Durante os quase 20 anos de existência do PRH-24, o mesmo se manteve sempre entre os melhores programas avaliados pela ANP, sendo extremamente ativo e permitindo a formação de 205 especialistas bolsistas (128 graduados, 53 mestres e 24 doutores) e 355 especialistas não bolsistas (262 graduados, 67 mestres e 26 doutores), visando suprir a carência de mão-de-obra especializada do setor. Dos alunos formados, mais de 90% estão contratados diretamente em empresas do setor.

Ainda durante este período, dez grandes laboratórios tiveram sua consolidação efetivada com o apoio do PRH juntamente com recursos captados junto aos Fundos Setoriais e iniciativa privada. Recursos estes que somaram a quantia de mais de R$ 40 Milhões e que direcionaram grupos de jovens pesquisadores para o desenvolvimento de trabalhos na área de P&GN&B contribuindo enormemente para a dinamização das pesquisas científicas no setor na UFPR, auxiliando na otimização da infraestrutura dos laboratórios vinculados ao PRH-24.

A implementação da nova fase do PRH-ANP, gerida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica e Financeira celebrado entre as partes em novembro de 2018 e pode ser acompanhada por aqui. Em sua nova fase, o PRH-ANP será financiado com recursos provenientes das Empresas Petrolíferas, que se obrigam a aportar parte de seu faturamento em P,D&I, em obediência ao disposto nas Cláusulas de Pesquisa e Desenvolvimento ou de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) presentes nos Contratos para Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural.

Deste modo, o Programa em Exploração, Produção, Processamento e Novos Materiais na Indústria do Petróleo e Bicombustíveis, PRH12.1, é um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento em Recursos Humanos da FINEP/ANP cujo Edital foi aberto em dezembro de 2018 e visa disponibilizar recursos para formação de mão de obra especializada (iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e pesquisador visitante) no setor de petróleo, gás e biocombustíveis.

A proposta foi enviada à FINEP/ANP e aprovada conforme publicação no DOU Nº 53, terça-feira, 19 de março de 2019, seção 3, página 67, contemplando a participação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais e Programa de Pós-Graduação em Geologia, além dos cursos de graduação de Engenharia Química e Mecânica. O convênio terá vigência de 60 meses, a contar da data de sua assinatura, sendo coordenado pelo Prof. Haroldo Ponte do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná.

Site:  https://prh121.ufpr.br/
E-mail: prh12.1@ufpr.br
Telefone: 3361-3124

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/prh12-1ufpr
Facebook: https://www.facebook.com/prh12.1ufpr
Instagram: @prh12.1ufpr

DEMEC | Departamento de Engenharia Mecânica


Bloco IV do Setor de Tecnologia | Centro Politécnico (Campus III)
Bairro Jardim das Américas | Curitiba | Paraná
©2022 - UFPR :: Departamento de Engenharia Mecânica