.
 :: Departamento
 :: Graduação
 :: Pós-Graduação
 :: Grupos de Pesquisa
 :: Intercâmbios
 :: Projetos
 :: Reterm
 :: Contatos/Telefones
 :: Serviços/Intranet
 :: Downloads
COE - COMISSÃO ORIENTADORA DE ESTÁGIO
Comunidade
.
 :: Estágios
Empregos
 :: Programas de
Pós-graduação
 :: Mapa do Site
Site da Universidade Federal do Paraná
Veja aqui a Resolução da UFPR sobre a Recepção aos Calouros
 
PLANO DE ENSINO (PROGRAMA) DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Disciplinas
Introdução
   O estágio supervisionado está previsto no currículo do curso, através de disciplina regular que exige prévia matrícula e respeito à periodização estabelecida (a partir do oitavo semestre). O curso de engenharia mecânica da UFPR oferece duas opções de estágio supervisionado:
• 225h + 180h (disciplinas TM199 e TM200)
Formulários e Relatório
   Com a finalidade de formalizar e padronizar os procedimentos quanto ao estágio supervisionado, é necessário o preenchimento de dois formulários que estão disponíveis em:
http://www.demec.ufpr.br » COE (www.demec.ufpr.br/coe) ou
ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/Estagio

1) PLANO DE ESTÁGIO
    Prazo de entrega: 14/09/2007
2) RELATÓRIO DE ESTÁGIO
    Conforme instruções constantes em item específico abaixo. Prazo de entrega: 30/11/2007
3) AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO PELO SUPERVISOR NA EMPRESA
    Prazo de entrega: 30/11/2007
Instruções para o preenchimento dos formulários
   O PLANO DE ESTÁGIO é um formulário de três vias (estagiário, professor orientador e empresa).
   Preencher os quadros nº 1, 2, 3 e 4 destinados à IDENTIFICAÇÃO da maneira mais completa possível.
   O quadro nº 5, destinado ao PLANO DE ESTÁGIO, comporta cerca de 200 palavras datilografadas. Inicialmente elabore o programa detalhadamente junto com o supervisor (seu chefe) na empresa. Ele, de acordo com o tipo e complexidade dos trabalhos a serem desenvolvidos, indicará os setores que poderão ser abordados e o tempo necessário de permanência do estagiário em cada um deles. Observe que a programação não deve se configurar como “especialização” do aluno numa determinada área, fugindo do seu principal objetivo que é VIVÊNCIA DOS PROBLEMAS AFETOS À EMPRESA. Sugerimos pois, que o programa aborde, tanto quanto possível os aspectos relacionados com matérias primas, processamento, controle de qualidade, manutenção, higiene e segurança, pesquisa e projeto, entre outros que possam ser programados sem conflitar com os interesses da empresa.
   Considere a carga horária de estágio (225 ou 180 horas conforme explicado no início deste documento), indicando no programa as horas previstas de trabalho do estagiário em cada atividade.
   Finalmente, transcreva neste quadro, o resumo da programação elaborada, com a indicação das horas parciais de trabalho em cada atividade/setor, observando o preenchimento das indicações iniciais a respeito da data de início do estágio, regime de trabalho semanal (mínimo e máximo), horário a ser cumprido e sistema de controle de freqüência (relógio ponto). Caso o espaço não seja suficiente, utilize folha anexa indicando esta ocorrência no rodapé do quadro.
   No final do quadro encontram-se os espaços destinados às assinaturas. Após completar todos os quesitos deste formulário, destine conforme segue:
1a via: Estagiário
2a via: Professor orientador
3a via: Empresa
   O formulário de AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO PELO SUPERVISOR NA EMPRESA deve ser preenchido pelo supervisor (chefe imediato) do estagiário na empresa ao final do estágio e entregue ao professor orientador através do estagiário.

O Relatório de Estágio
   O relatório completo deverá ser entregue ao professor orientador após o término do estágio, e comporá um dos itens de avaliação da disciplina de estágio supervisionado. Deve descrever as atividades realizadas, as dificuldades e facilidades encontradas, as contribuições que o estágio propiciou para a formação, sugestões, etc. Não deve se estender no que tange à descrição da empresa ou dos produtos da mesma, mas concentrar-se nas atividades do estágio.

   
Com relação ao conteúdo, deve ser elaborado de maneira completa e detalhada, contendo no mínimo:
   - apresentação da empresa;
   - histórico do aluno como estagiário na empresa, início de atividades, dias e horários de trabalho, setores em que atuou;
   - inserção do seu departamento no organograma da empresa: integrantes, finalidades, responsabilidades, etc;
   - atividades desenvolvidas: descrição, inserção no processo produtivo, projetos em que participou, chefes e comandados (se houver);
   - interação com outros departamentos da empresa;
   - interação com departamentos de outras empresas (clientes, fornecedores, consultores, prestadores de serviço);
   - dificuldades e facilidades no aspecto técnico do trabalho;
   - dificuldades e facilidades no aspecto humano do trabalho (relacionamento interpessoal e interdepartamental);
   - contribuição sua para com a empresa;
   - contribuição do estágio e da empresa na sua formação (técnica e humanística);
   - sugestões objetivas ou comentários para melhoria do curso, baseado na experiência prática adquirida: conteúdos ou disciplinas (optativas e mesmo obrigatórias) que você sentiu falta;
   - sugestões ou comentários para a melhoria dos procedimentos do estágio supervisionado;
   - conclusão.

   
Para o período de um semestre de estágio, mesmo que em tempo parcial, este relatório deve conter em torno 15 páginas na seguinte formatação:
• folha tamanho A4
• fonte tamanho 12
• espaço 1,5 entre linhas
• margem superior: 3 cm
• margem inferior: 2 cm
• margem esquerda: 3 cm
• margem direita: 2 cm


O Campo de Estágio
   Segundo a resolução 19/90 do CEPE, constituem campo de estágios as entidades de direito privado, os orgãos de administração pública, as instituições de ensino, a comunidade em geral e as próprias unidades de serviços da Universidade Federal do Paraná, desde que apresentem condições para:
• planejamento e execução conjunta das atividades de estágio;
• avaliação e aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos de campo específico de trabalho;
• vivência efetiva de situações concretas de vida e trabalho, dentro de um campo profissional.

A Supervisão dos Estágios
   Segundo a resolução 19/90, a supervisão de estágio deve ser entendida como assessoria dada ao aluno no decorrer de sua prática profissional, por docentes e profissionais do campo de estágio, acreditados pelo professor supervisor, de forma a proporcionar aos estagiários o pleno desempenho de ações, princípios e valores inerentes à realidade da profissão em que se processa a vivência prática.
   A supervisão do estágio é considerada atividade de ensino, de acordo com a Resolução no 22/88 CEPE, constando dos planos departamentais e dos planos individuais de ensino dos professores envolvidos.
   A supervisão de estágio dar-se-á de conformidade com a modalidade de supervisão indireta (acompanhamento feito via relatórios, reuniões, visitas ocasionais ao campo de estágios onde se processarão contatos e reuniões com o profissional responsável).
Poderão ser supervisores de estágio os docentes da UFPR, respeitadas sua área de formação e experiência profissional de um lado, e do outro lado o campo de trabalho em que se realiza o estágio.

A Avaliação dos Estágios
   A avaliação dos estágios é parte integrante da dinâmica do processo de acompanhamento, controle e avaliação institucional extensível a todo o processo de ensino.
   O aluno matriculado em estágio supervisionado será avaliado de acordo com as normas determinadas pela COE (Comissão Orientadora de Estágios), de forma a envolver os estagiários e profissionais do campo para garantia do cumprimento das diretrizes gerais do estágio na UFPR.
   Fazem parte da avaliação do estágio (escala de zero a dez):
   • Plano de estágio (2,5 pontos): deve ser entregue no início do estágio e preenchido conforme as orientações dadas acima (Instruções para o preenchimento dos formulários).
   O prazo máximo para a entrega do plano de estágio é 14/09/2007.
   • Avaliação do estagiário pelo supervisor na empresa (2,5 pontos): a ser entregue no final do semestre ao professor orientador. Deve ser preenchido conforme as orientações dadas acima (Instruções para o preenchimento dos formulários).
   • Relatório de estágio (5,0 pontos): deve ser entregue no final do semestre ao professor orientador e ser elaborado conforme as orientações dadas acima (item Relatório de Estágio).
   O prazo máximo para a entrega da avaliação do supervisor e do relatório de estágio ao professor orientador é 30/11/2007.
A nota final da disciplina de estágio supervisionado é conferida pelo professor orientador, conforme o critério acima descrito, e informada ao presidente da COE (prof. Fernando Bóçon) para lançamento no sistema de controle acadêmico (SIE).

Disposições Gerais
   Segundo a resolução 19/90, tanto a Coordenação Geral de Estágios como a Comissão Orientadora de Estágio (COE) zelarão para que os estagiários não sejam utilizados como mão-de-obra qualificada de baixa remuneração, por parte das entidades concedentes de estágio.
   OS FORMULÁRIOS (PLANO DE ESTÁGIO e AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO PELO SUPERVISOR NA EMPRESA) DEVEM SER OBTIDOS A PARTIR DOS SITES:
http://www.demec.ufpr.br » Graduação » COE (www.demec.ufpr.br/coe) ou
ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/Estagio

Prof. Fernando Boçon
Comissão Orientadora de Estágio (COE)

Voltar para página anteriorImprimir esta página

Bloco IV do Setor de Tecnologia, Centro Politécnico (Campus II), Bairro Jardim das Américas
Cx. 19011, CEP 81531-990, Curitiba, PR
Web: www.demec.ufpr.br
| Copyright © 2007 DEMEC On-line - All Rights Reserved |